A Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, divulgou, nesta segunda-feira (24), a programação do São João da Cidade com mais de 100 atrações no total.
As apresentações no palco principal, montado no polo Ana das Carrancas, começam no dia 13 de junho e seguem até o dia 23.
Foram anunciadas atrações que simbolizam a cultura nordestina, como Dorgival Dantas, João Gomes, Tarcisio do Acordeon e o Grande Encontro, mas a multiplicidade de sons do País também estarão presentes com Gusttavo Lima, Safadão, Léo Santana, Jorge e Mateus, Menos é Mais, Luan Santana, Natanzinho Lima, Nattan, Alok e Claudia Leite.
Apesar dos nove dias de festa tradicional, o ciclo junino da cidade começa a ser celebrado ainda em abril.
De 25 a 27 de abril, acontece a tradicional Exporajada, em seguida Vaquejada e o projeto ‘Para Sempre São João’, uma novidade anunciada pelo prefeito Simão Durando que busca resgatar e preservar as tradições nordestinas.
Prefeito de Petrolina, Simão Durando, ao lado de Marcinho Sensação, uma das atrações do São João de Petrolina em 2025 - Prefeitura de Petrolina
As festividades reúnem também os concursos de quadrilhas, a tradicional Jecana, o Concerto Junino da Filarmônica, o Festival de Sanfoneiros e o forró do vovô que segue para sua segunda edição. Haverá também a estreia do forró da ibilidade.
A programação inclui ainda a Festa de Santo Antônio, a Corrida dos Namorados e a Missa do Vaqueiro, além do São João na Praça, que manterá viva a essência da festa na Praça da Sementeira.
Segundo a prefeitura de Petrolina, o ciclo junino deve movimentar cerca de R$ 320 milhões na economia da cidade.
“O São João de Petrolina não é apenas uma festa, é uma tradição que fortalece nossa identidade, gera oportunidades e movimenta nossa economia”, afirmou o prefeito Simão Durando durante o lançamento da programação.
O impacto econômico do evento também se reflete no turismo. A cidade espera receber turistas de mais de 150 municípios, com lotação máxima nos hotéis e um fluxo estimado de 40 mil ageiros desembarcando no aeroporto da cidade durante o período junino.
Além disso, setores como gastronomia, transporte, artesanato, vestuário e estética devem ser beneficiados. A expectativa é de gerar aproximadamente 17 mil empregos diretos e indiretos.
Programação do polo Ana das Carrancas